Visualizações

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Capítulo 13 - Dicas para Fazer uma Viagem Boa e Barata.




Sempre que pensamos em viajar um velho dilema vem à tona: como fazer uma viagem boa e barata sem gastar todas as economias? Na verdade, não existe uma fórmula definida sobre isso, mas o dia a dia revela alguns “segredos”, que, se colocados em prática, ajudarão a diminuir de modo considerável os custos da viagem.




1. Planejamento: ao planejar uma viagem com antecedência é possível comprar tudo bem antes e, conseqüentemente, obter as melhores tarifas juntos as companhias aéreas e redes de hotéis – Promoções de última hora são exceções no Brasil! Informando-se melhor sobre seu destino (estrutura, pontos turísticos, restaurantes, etc.), vocês não perderão muito tempo procurando o que fazer e terão uma base do quanto gastarão – Procurem atrações baratas e gratuitas ou que tenham preços especiais em determinados dias da semana.




2. Pacotes Turísticos: na maioria das vezes, os pacotes turísticos são sinônimos de economia, já que compensam mais do que as viagem montadas por conta própria (passagens e hotéis têm tarifas especiais para as agências de turismo). Outra vantagem dos pacotes de viagens é que podem ser parcelados e ajudam a economizar tempo na escolha de hotéis e da programação que será feita.






3. Viajar acompanhado: parece brincadeira, mas viajar sozinho sai, na maioria das vezes, mais caro que viajar acompanhado. Se vocês pararem para pensar, quando se viaja só a única coisa que compensa, em termos de gastos, é a passagem, já que os demais itens da viagem, como acomodação, refeição, transporte, ficarão exclusivamente por conta do viajante solitário. Lembrem-se: os hotéis cobram por acomodação e os quartos singles são bem mais caros que os duplos, já que nestes as despesas podem ser divididas! 





4. Bagagem: nada justifica sair de viagem levando bagagem grande e pesada. Isso só atrapalha na hora dos deslocamentos, seja de casa para o aeroporto, do aeroporto para o hotel e assim por diante. Com pouca bagagem, além de não pagar excesso, vocês poderão, se preciso for, pegar um ônibus, uma van ou um taxi – na maioria das grandes cidades, principalmente no exterior, há uma taxa extra para cada bagagem transportada. Outra dica importante: caso queiram economizar com o excesso de bagagem, despachem os volumes pelos correios – o preço é mais em conta que o cobrado pelas empresas aéreas.




5. Baixas Temporadas (período que vai de março a junho e de agosto a novembro): constituem excelentes oportunidades para viajar barato! Os custos com as viagens caem de 25% a 30% e ainda há a possibilidade de desfrutar o destino escolhido sem stress, com calma e mais prazer.




6. Horários flexíveis: não estejam presos a horários para viajar. Quanto mais flexíveis os horários e datas, maiores serão as possibilidade de conseguirem um bom preço nas passagens, principalmente as aéreas – as variações de dias da semana, dos meses do ano e até de horas do dia podem ser determinantes para uma boa economia, fiquem atentos! Optem por horários alternativos, evitando dias de pico. Fujam dos aeroportos centrais e comparem preços entre as companhias de aviação.




7. Reservas prévias e uso da internet: pensaram em viajar? Corram para a internet. Com ela vocês terão o mundo em suas mãos, com acesso ilimitado e variado a todos os tipos de informações turísticas. E, como se isso não bastasse, as compras online de viagem, aluguéis de carros, reservas de hotéis possuem taxas de serviços mais baratas que o normal. A propósito, independentemente do local escolhido para conhecer, sempre façam suas reservas antecipadas – o custo benefício é bem mais vantajoso! Fiquem atentos as promoções feitas através das redes sociais (em alguns casos as empresas lançam promoções exclusivas através destes canais e que representam uma boa economia na somatória final dos gastos).




8. Seguro Viagem: é um mal necessário, vez que pode representar uma economia considerável em sua viagem, caso haja necessidade de atendimento médico, hospitalar, odontológico, traslado de corpo e outros serviços, principalmente no exterior onde esse tipo de despesa é bem cara. Dor de dente, acidentes ou mal estar acontecem em qualquer lugar a toda hora. Previnam-se para gastar pouco!





Afinal, todos gostam de viajar e, principalmente, encontrar viagens boas e baratas, para poupar dinheiro sem perder de vista as reais vantagens de fugir da rotina por uns dias e relaxar do stress do trabalho. Aproveitem as dicas e botem o pé na estrada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário